segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Semana da Família 2013

A Semana Nacional da Família 2013 iniciou-se com a Santa Missa no dia 11/08, presidida por nosso pároco, Pe. Inocêncio Xavier, onde na oportunidade houve o encerramento do III Encontro dos Jovens Missionários.
Contando com a participação ativa de toda a paróquia, foi uma celebração festiva e alegre, que seguiu durante todos os dias da semana com a Santa Missa às 19h30 em todas as comunidades e todas elas lotadas pelos paroquianos que seguiram em carreata antes das celebrações.
No penúltimo dia de Celebração, a comunidade Divino Espírito Santo no Rio Escuro, acolheu o ícone de N. Sra. do Perpétuo Socorro que chegou do Santuário de Curitiba com cerca de 40 fiéis. No último dia da Semana da Família, a programação se encerrou com a Santa Missa as 19h30 na Matriz Nossa Senhora das Dores no Itaguá. Teve como presidente da Celebração o pároco pe. Xavier e concelebrante o pe. Cláudio, vigário paroquial. 
Graças abundantes foram derramadas sobre as famílias de nossa paróquia que viveram intensamente a Semana Nacional da Família 2013.



sábado, 17 de agosto de 2013

Posse de Dom José Carlos Chacorowski

Cerca de dois mil fiéis participaram na manhã deste sábado (17) da cerimônia e missa de posse do novo bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, na Catedral Divino Espírito Santo. 

Durante a cerimônia, que contou com a presença do arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno, Chacorowski destacou a importância dos fiéis assumirem o papel de missionários. Dom José Carlos celebra sua primeira missa na catedral de Caraguatatuba neste domingo, às 9h30.
Chacorowski substitui Dom Antônio Carlos Altieri, que foi nomeado arcebispo de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em setembro de 2012. Desde então, a diocese era administrada temporariamente pelo padre Inocêncio Xavier, nosso pároco. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco em junho.

José Carlos Chacorowski ocupava o cargo de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Chacorowski nasceu em 1956, em Curitiba (PR) e durante seu ministério pastoral atuou na formação da diocese de Palmas (PR), em atividade missionária no Congo e também na equipe da pastoral rodoviária. Também atuou como pároco na diocese de Paranaguá (PR) e foi diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia.

Todo o povo de Deus que lhe foi confiado, em especial a paróquia N. Sra. das Dores, lhe saúda, admirável Pastor! Seja bem vindo!
fonte: g1.com



Confira as fotos da cerimônia litúrgica e dos momentos sociais no facebook de nossa diocese:
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

III EJM "Você vai entender porque é bom seguir!"

Trinta jovens participaram dos dias 9 a 11 de agosto da 3° Edição do Encontro de Jovens Missionários da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
O encontro teve como objetivo levar o jovem retirante à uma experiência de engajamento na paróquia e criação de novos laços de amizade com o irmão e principalmente com Deus através da oração.
Estiveram participando jovens de todas as comunidades da paróquia.
O encontro contou com momentos de palestras, dinâmicas, louvor, adoração, testemunho, jantar de gala e bate-papo com os padres.
No domingo, último dia do encontro, os jovens seguiram do local do retiro para a Matriz no Itaguá para a Missa de encerramento com o pároco padre Xavier.
Gratidão a Deus pela vida das mais de 30 pessoas que estiveram envolvidas na realização desse evento, atuando na cozinha, intercessão, palestras, música e limpeza e que colaboraram com donativos e orações.
O Senhor frutifique esses dons oferecidos por cada um nesses dias de retiro.
E que venha o IV EJM!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Comunidade Sant'Ana celebra sua padroeira

Após o tríduo celebrativo, a comunidade de Sant'Ana do Perequê Mirim, celebrou a festa de sua padroeira no sábado, dia 03/08.
Padre Xavier, Adm. Diocesano e pároco foi quem presidiu a celebração eucarística.
Terminada a Santa Missa, os paroquianos se dirigiram ao salão da comunidade para jogar bingo e se deliciar com as comidas típicas da festa.



Festa do Bom Jesus 2013 - Ilha Anchieta

No sábado, 3/08, centenas de paroquianos e visitantes de outras paróquias e cidades se reuniram na Ilha Anchieta para celebrar seu padroeiro, o Bom Jesus.
A Missa Solene foi presidida pelo Adm. Diocesano e pároco, Pe. Xavier e concelebrada pelo vigário paroquial Pe. Cláudio.
Na homilia, Pe. Xavier lembrou da importância de reunirem-se enquanto comunidade para esse momento especial de celebração e louvor ao Senhor. Agradeceu a participação das comunidades da paróquia e os incentivou a seguirem o exemplo dos dois discípulos do Evangelho da Transfiguração, se retirando com o Senhor para orar e testemunhando Jesus Transfigurado.
Após a Santa Missa que teve dois batizados, os paroquianos  e visitantes tiveram a tarde toda de convivência e partilha, desfrutando das belezas naturais da Ilha Anchieta.