segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fomação:Canto Litúrgico


Os músicos da Paróquia Nossa Senhora das Dores se reuniram na tarde do domingo, 21/04, para um momento de formação sobre o canto na liturgia.
O encontro foi ministrado pelo jovem Leandro, leigo atuante na Paróquia São Bento/SJC, e integrante da comissão de canto litúrgico da CNBB.
A participação do músico na liturgia, foi abordada com base nos documentos da CNBB que orientam o Canto Litúrgico nas Celebrações Eucarísticas.

Feijoada da Paróquia Nossa Senhora das Dores

Venha saborear uma deliciosa feijoada e ainda ajudar na obra de construção de nossa Igreja Matriz!!!

Retiro com os crismandos

Dia 14 de maio, na comunidade Santa Rita na Enseada, aconteceu o retiro para os jovens que se preparam para receber o Sacramento da Crisma.
Participaram do encontro 55 jovens de toda a paróquia. O dia iniciou-se com um momento de oração e louvor seguido de dinâmica e café da manhã. As 10h os jovens participaram da Santa Missa com a comunidade.
O tema geral do encontro foi "O jovem e a Igreja". Padre Cláudio Rodrigues, vigário paroquial, esteve durante toda a tarde atendendo às confissões dos crismandos que puderam ter um encontro com a Misericórdia do Senhor, se preparando bem para receber o Sacramento.A tarde seguiu com momentos de palestras, cantos, dinâmicas, oração e testemunhos.
No dia 28 de maio, 5° domingo do Tempo Pascal os jovens irão receber o Sacramento da Crisma, administrado pelo administrador diocesano e pároco Padre Xavier em Missa na Matriz Nossa Senhora das Dores as 19h30.



VII Madrugada com Cristo na Comunidade São Mateus

A Juventude Missionária de nossa paróquia se reuniu com a Comunidade São Mateus no Perequê-Sertão  no sábado, dia 13/04, para a VII Madrugada com Cristo.

O encontro contou com momentos de dinâmicas, pregações, louvor, oração e encerrou-se às 5h com a Santa Missa.
A Juventude Missionária realiza esses encontros regularmente em nossa paróquia, visando um crescimento na fé por meio da espiritualidade missionária e convivência fraterna entre os membros do grupo e comunidade.




Padre Xavier participa da 51° Assembleia da CNBB

Nosso pároco, padre Inocêncio Xavier, administrador diocesano de Caraguatatuba, participou de 10 a 19 de Abril, da 51° Assembleia Geral da CNBB em Aparecida.
O encontro contou com a presença de 360 bispos de todo o Brasil e teve como tema principal de discussão as paróquias.



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Semana Santa na Paróquia N. Sra. das Dores

Toda a Paróquia Nossa Senhora das Dores viveu com intensidade a Semana Santa 2013.
Na domingo de Ramos aconteceram três Celebrações na Paróquia: Matriz N. Sra. das Dores, Com. São Benedito e Com. Sant'Ana/Santa Rita. A tarde os paroquianos seguiram para Caraguatatuba para celebrar o domingo de Ramos no Bote Fé Caraguá.
Na segunda-feira Santa aconteceram as missas de encerramento dos encontros da Campanha da Fraternidade na Com. Div. Espírito Santo, Sant'Ana e na Matriz.
A terça-feira Santa foi marcada pela emoção de receber os símbolos da JMJ na Matriz e pela Via-Sacra encenada, realizada pela Juventude Missionária na Com. Espírito Santo.
Quarta-feira a comunidade paroquial se reuniu na Catedral Divino Espírito Santo para a Missa dos Santos Óleos presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada por todos os padres da diocese.
Já na quinta-feira foi celebrada a Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés na Matriz no Itaguá, na Com. Sant'Ana e na Com. Div. Espírito Santo, contando com a participação dos paroquianos e já dos turistas.
A Celebração da Santa Cruz, na Sexta-feira Santa aconteceu às 15h nas Comunidades Esp. Santo, Sant'Ana e na Matriz.
Na Solenidade da Vigília Pascal no Sábado de Aleluia muitos paroquianos e turistas marcaram presença. A Matriz N. Sra. das Dores ficou lotada na Celebração presidida pelo Pároco Pe. Xavier. Tomadas de fiéis ficaram também as comunidades Sant'Ana e Div. Espírito Santo tendo como celebrante o Pe. Cláudio.
As crianças participaram da Missa do Domingo da Ressurreição na Matriz N. Sra. das Dores as 8h presidida pelo padre Xavier. As comunidades São Benedito no Lázaro, Santa Rita na Enseada, Santo Antonio nas Toninhas e São Mateus no Perequê-Sertão também puderam entoar com entusiasmo e alegria o Aleluia e o Glória no Domingo de Páscoa.
A comunidade das Toninhas na ocasião teve um motivo a mais para se alegrar: três adolescentes receberam na Páscoa do Senhor a 1° Eucaristia. Já na São Mateus no Perequê Sertão um jovem recebeu o Sacramento do Batismo em clima de festa e alegria no dia da Ressurreição do Senhor.





quarta-feira, 3 de abril de 2013

Acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ em nossa paróquia

Na terça-feira Santa a Paróquia Nossa Senhora das Dores teve a alegria de receber na Matriz no Itaguá os símbolos da JMJ.
A programação com os símbolos iniciou-se ao meio-dia com a acolhida pelo pároco padre Xavier e a história dos mesmos. Houve um momento penitencial preparando os paroquianos para o mutirão de confissões; meditação da Via Sacra; Terço Mariano conduzido pela Juventude Missionária e a oração do Terço da Divina Misericórdia.
Após essas atividades a paróquia despediu-se dos símbolos que foram enviados à Paróquia Imaculada Conceição em Ubatuba.




Paróquia N. Sra. das Dores presente no Bote Fé Caraguá!


No domingo de Ramos, 31/03, dezenas de paroquianos da Paróquia N. Sra. das Dores marcaram presença no Evento Bote Fé Caraguá.
A partir das 14h os Diocesanos de Caraguatatuba reuniram-se na Praça de Eventos para uma tarde de Shows e Santa Missa que marcou a acolhida dos símbolos da JMJ na Diocese de Caraguatatuba.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Xavier, administrador diocesano e pároco de nossa paróquia, e concelebrada por todos os padre das diocese.
O evento marcou o início da peregrinação dos símbolos da JMJ pelas quatro cidades do Litoral Norte.

Teatro sobre a Campanha da Fraternidade 2013 na Santa Rita


Em Missa na Capela Santa Rita, os jovens crismandos da comunidade da Enseada apresentaram um teatro sobre a Campanha da Fraternidade 2013.
A Igreja todo ano propõe para o período da quaresma uma reflexão acerca de algum tema que envolve diretamente a sociedade e nesse ano o tema que vem sendo trabalhado nas reflexões de grupo durante esse período é: "Fraternidade e Juventude - Eis-me aqui, envia-me! Is. 6, 8"
Os jovens que se preparam para o crisma, orientados pela catequista Cláudia, fizeram a apresentação de um teatro que representou as dificuldades pertinentes a vida de um jovem na sociedade atual. As seduções que o fazem não inserir-se ou desviar-se do caminho de Deus.

RETIRO QUARESMAL COM FAMÍLIAS

No domingo dia 10/03 aconteceu na Matriz N. Sra. das Dores no Itaguá o retiro quaresmal com as famílias, cujo tema foi "Família: uma vocação de amor".
O encontro de oração iniciou-se as 8h30 com a Santa Missa, seguida da 1° palestra do dia com o tema do encontro.
Após a palestra os retirantes tiveram um momento de entrosamento e partilha da vida: os aspectos da família e as experiências da família de cada um.
Terminado o almoço, foi conduzido pelos jovens um momento de dinâmica e animação, seguido de mais uma reflexão acerca do tema: "A missão de ser família nos dias de hoje".
Em seguida os participantes tiveram um momento de Adoração Eucarística, podendo apresentar ao Senhor sua missão de ser 'família' e as necessidades de seus familiares.
Após o café da tarde um momento rico de partilha, testemunhos e oração foi o que encerrou o dia de encontro.